​Inventada em 1925, a TV só pegou depois da Segunda Guerra Mundial

  • 10/10/2018
  • 0 Comentário(s)

​Inventada em 1925, a TV só pegou depois da Segunda Guerra Mundial

Em outubro de 1925, John Logie Baird foi até um escritório londrino, encontrou o office boy William Taynton e o fez sentar diante de luzes quentíssimas e da aparelhagem que já havia montado. Em seguida, Baird foi para outra sala, onde havia um outro aparelho e pôde ver o rosto de Taynton. Desse modo, surgiram a câmera e o receptor. Três meses depois, em 27 de janeiro de 1926, Baird fez uma apresentação para cientistas na Royal Institution. A qualidade foi criticada mas o princípio da TV, aprovado. E os experimentos continuaram até 1939. Então, em Nova York, houve a transmissão ao vivo da Feira Mundial.

No Brasil, a televisão chegou graças a Assis Chateaubriand. Ele primeiro construiu uma emissora e só depois lembrou que era preciso importar aparelhos receptores para que os brasileiros tivessem a chance de ver TV. A PRF-3, TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, e a TV Tupi do Rio, em 20 de janeiro de 1951, instalada no prédio do antigo Cassino da Urca, desativado desde a proibição do jogo no país, em abril de 1946, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.

Em todo o mundo, a TV "pegou" mesmo depois da Segunda Guerra. Tanto que em 1960 os Estados Unidos elegeram seu presidente após um debate, em que um candidato usava terno claro (Richard Nixon) e o outro (John Kennedy), terno escuro. Nixon transpirava muito e Kennedy transmitia jovialidade e simpatia.

Anos depois, o assassinato de Kennedy e a renúncia de Nixon foram os momentos mais marcantes da TV. E, a partir daí, a televisão passou a mobilizar multidões em finais de Copa do Mundo, capítulos de novelas, coberturas jornalísticas e até permitiu que 600 milhões de pessoas pudessem acompanhar a chegada e os passos do homem na Lua. 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes