Em 1974, a primeira viagem do Metrô
- 22/10/2018
- 0 Comentário(s)
“Deixem bem claro que a população não poderá entrar nas estações, e que qualquer tentativa desse tipo só servirá para criar tumulto”, advertiu o organizador da festa aos jornalistas. A data da inauguração da primeira linha de metrô do Brasil foi estrategicamente escolhida: 14 de setembro de 1974, dia do aniversário do governador de São Paulo, Laudo Natel.
Como sempre costuma acontecer por aqui, a obra foi inaugurada sem que tudo estivesse pronto. Mas cerca de 5 mil autoridades foram convidadas para estrear a pequena linha de sete quilômetros que ligava as Estações Jabaquara e Vila Mariana, com cinco paradas entre elas. A escola de samba Vai-Vai e o sanfoneiro Mario Zan foram acionados para as festividades. “O grande comício teve até passeio de metrô”
A primeira notícia sobre o metrô paulistano surgiu em 1927, época em que São Paulo vivia a glória do café e tinha orgulho de seus casarões na Avenida Paulista. Poucos carros trafegavam pela cidade entre as muitas charretes usadas para o transporte de elegantes senhores e senhoras.
Após quatro décadas, em 24 de abril de 1968, foi formada oficialmente a Companhia do Metropolitano de São Paulo. "Inicia-se hoje uma empresa destinada a ombrear-se, dentro de pouco tempo, com as maiores da América Latina", disse o prefeito Faria Lima, anunciando a empreitada.
Em 6 de setembro de 1972 foi dada a largada ao mais eficiente sistema de transporte público da cidade. Do alto do palco montado no pátio do Jabaquara para a cerimônia dos testes, o presidente Emílio Garrastazu Médici apertou um botão que, simbolicamente, inaugurava o primeiro metrô do Brasil.