O charme da calça boca de sino
- 04/01/2019
- 0 Comentário(s)
Uma das fortes heranças da moda dos Anos 70 foi a calça boca de sino, que tiveram origem nas calças dos marinheiros, que eram cortadas em forma de sino do joelho ao tornozelo, para oferecer maior liberdade de movimento.
Tudo a ver com um momento em que a liberdade era cultuada e buscada a cada instante. Na era da discoteca nada melhor do que uma roupa que facilitasse o movimento. Combinada com o colorido das camisas e cabelos fartos e sandálias plataforma, formava-se um conjunto belo e harmônico para os padrões da época. Eu acho bonito o estilo.
Nas novelas e propagandas na TV, via-se muito este estilo de roupas anos 70, que vira e mexe retorna a atualidade, agora com novo nome: calças flare.
Voltando um pouco mais no tempo, não foram os hippies que a inventaram, ela já era usada por marinheiros e até mesmo pelas mulheres trabalhadoras dos anos 40. Para quem não lembra, as mulheres começaram a usar calças quando tiveram que trabalhar nas fábricas no lugar dos homens que estavam na guerra. As calças mais largas foram escolhidas para que as meninas tivessem maior conforto.
O universo masculino também se rendia a calça boca de sino que ficou eternizada nos corpos de Elvis Presley e The Jackson Five. Eu mesmo nestas constantes mudanças de moda já tive uma ou outra calça neste estilo, isso já bem depois dos Anos 70.