Primeiro VW Fusca brasileiro saía do forno em 1959
- 18/03/2019
- 0 Comentário(s)
Três de janeiro de 1959, saía da linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP) o primeiro Fusca brasileiro.
Sim, o modelo, conhecido à época como “Volkswagen Sedan”, já era montado localmente desde 1951, porém foi naquela data do fim da década de 50 que o icônico compacto passou a ser fabricado com peças nacionais. Antes, usava partes importadas da Alemanha.
Tudo começou ainda em 53, quando o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, proibiu a importação de veículos já montados ao país.
Para não ficar de mãos atadas, a Volkswagen improvisou uma linha de produção num galpão do bairro do Ipiranga, em São Paulo capital, onde começou a montar em sistema CKD o Fusca e também a Kombi.
Segundo a fabricante, 12 funcionários foram responsáveis por montar, com boa dose de força braçal, 2.268 unidades do sedãzinho no local entre 53 e 58.
Já em 1957 a marca germânica começou a produzir a Kombi no complexo da rodovia Anchieta, em São Bernardo, de onde hoje saem Polo e Virtus. Foi só no princípio de 59, porém, que conseguiu iniciar o fabrico do Fusca, chegando a 54% de componentes nacionalizados.
Naquela época o Fusquinha utilizava um motor quatro cilindros refrigerado a ar de 1,2 litro, capaz de render modestos 36 cv. Tração era traseira, claro, assim como o posicionamento do próprio propulsor.
Câmbio de quatro marchas não contava ainda com a primeira sincronizada, o que significa que tal marcha só podia ser engatada com o veículo parado.